PREFEITURA DE BRASÍLIA DE MINAS E CMAS PROMOVEM A 12ª CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA FORTALECIMENTO DESSA POLÍTICA PÚBLICA

A Prefeitura de Brasília de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, durante toda a manhã desta quinta-feira, 19, promoveu a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Assistência Social: Direito do Povo e dever do Estado, com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social.”

A Conferência foi constituída por diferentes momentos com presença de Vereadores, Representante da Polícia Militar, como o Tenente Elizeu Ferreira Santos, trabalhadores do SUAS, Secretários Municipais e representantes da sociedade civil. Em seguida, um ciclo de palestras deu destaque ao tema do evento e aos eixos temáticos. Primeiramente a palestra do tema foi ministrada pela Contabilista Luciana de Fátima Ribeiro Silva e posteriormente pelas assistentes sociais que atuam no município, além da Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Daniella Neri Evangelista. Logo após, foi realizado o debate dos eixos e apresentadas as deliberações para a plenária.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Luciana Rocha Queiroz, disse que a Assistência Social não parou mesmo enfrentando grandes desafios como crise econômica, cortes no orçamento e a pandemia. Tudo foi reorganizado dentro das medidas de proteção e segurança para servidores e usuários. Os técnicos em um trabalho de coragem e responsabilidade garantiram o atendimento e os direitos dos que precisam mesmo nos períodos mais críticos da pandemia.

O Prefeito de Brasília de Minas, Dr. Marcus Vinícius Carvalho e a Vice-prefeita Margareth Guedes em seus pronunciamentos enfatizaram a importância do evento como espaço democrático para a discussão das políticas públicas de Assistência Social no município como forma de avaliar, elaborar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento da política do Sistema Único de Assistência Social, definindo prioridades através da aprovação de deliberações para o âmbito Municipal, Estadual e Federal.

Ao final foram aprovadas as propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual pelos delegados eleitos.

O evento aconteceu seguindo os protocolos de segurança para prevenção e combate à Covid-19.