PREFEITURA DE BRASÍLIA DE MINAS DIVULGA BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS DE SÍFILIS NO MUNICÍPIO E ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

A Prefeitura de Brasília de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou na tarde desta sexta-feira, 02, o Boletim Epidemiológico de Sífilis no município com dados de janeiro a novembro de 2022. Constam 09 (nove) casos da doença nesse período.

A Campanha “Outubro Verde” de prevenção e combate à Sífilis aconteceu nos meses de outubro e novembro com ações nas unidades de ESF com disponibilização de Testes Rápidos, os chamados como Testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s e distribuição de preservativos, além de intensa orientação sobre a importância das medidas preventivas contra a doença e informativos de que a Sífilis tem cura e tratamento totalmente sigiloso e gratuito pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

A SÍFILIS é uma infecção causada por uma bactéria que, na maior parte dos casos, é transmitida através da relação sexual sem uso de preservativo ou da mãe para o bebê, durante a gestação ou parto.

O presente Boletim é mais um alerta pela importância do diagnóstico e do tratamento adequados em combate à sífilis na gestante durante o pré-natal e da sífilis em ambos os sexos como Doença Sexualmente Transmissível – DST.

Acesse o Boletim na íntegra em anexo.