PREFEITURA DE BRASÍLIA DE MINAS DISPONIBILIZA GRATUITAMENTE CIRURGIA BARIÁTRICA PELO SUS PARA PESSOAS COM OBESIDADE GRAVE

A Prefeitura de Brasília de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece em todas as unidades básicas de Saúde – ESF/PSF o atendimento e acompanhamento a pacientes que sofrem de obesidade. Dependo do caso, eles podem ser submetidos à cirurgia bariátrica, de forma gratuita, via Sistema Único de Saúde – SUS.

O procedimento acontece segundo os critérios da portaria 492/07 do Ministério da Saúde, assim como o Protocolo Clínico e Diretrizes do SUS.

A cirurgia é ofertada de forma gratuita para o paciente com mais de 18 e menos de 65 anos de idade que possua Índice de Massa Corpórea – IMC acima de 35 kg/m² com comorbidades, ou acima de 40 kg/m². Para acesso ao procedimento, é obrigatório o acompanhamento do paciente na Atenção Básica ou Especializada durante o período mínimo de 2 anos, sendo dispensável a obrigatoriedade dessa espera se o paciente apresentar um IMC maior que 50 kg/m².

Em Brasília de Minas foi realizada até o momento 01 (uma) cirurgia bariátrica, tendo 07 pacientes aguardando e 02 (dois) em processo de exames e análise pelo SUS.

As cirurgias são realizadas por meio de pactuação (PPI) e são executadas em hospitais de referência, e todo o atendimento e suporte prévio são realizados por nossa municipalidade.

Para outras informações, procure a Secretaria Municipal de Saúde ou seu PSF.