COMUNICADO – HOSPITAL MUNICIPAL SENHORA SANTANA

A Direção do Hospital Municipal Senhora Santana de Brasília de Minas, vem por meio deste informar que nesse dia 13 de fevereiro de 2024, a unidade atingiu a taxa alarmante de 89,7% de ocupação total, sendo os setores mais preocupantes a UTI com 90% de ocupação e a clínica médica com 110% de ocupação.

O Pronto Socorro encontra-se sobrecarregado, contando com 19 pacientes internados à espera de vagas na enfermaria e UTI, sendo 01 em ventilação mecânica, além dos pacientes em observação. Não há leitos suficientes para absorção da demanda advinda da porta de urgência.

Diante deste quadro, foi acionado um Protocolo Interno de Emergência, podendo haver a necessidade de retenção macas para acolher os pacientes trazidos. Solicita-se encarecidamente à Central de Regulação de Leitos e ao SAMU que não direcionem pacientes para este Hospital até que a situação de lotação do Pronto Socorro se normalize, bem como aos municípios da região que façam contato prévio com a instituição através do email hmss.regulacao@gmail.com para possíveis transferências. Pede-se ainda que atenda às solicitações de transferências que porventura forem necessárias.

Antecipa-se agradecimento pelo atendimento a essa solicitação e pela compreensão quanto à situação atual.

Vale destacar que a principal causa da superlotação atual deve-se pelo aumento dos casos de dengue. Ações estão sendo intensificadas para solucionar a questão.

Lembrando, aos munícipes, em caso de sintomas, existe o plantão no PSF Dona Joaquina, todos os dias, de de 07 às 11 e de 13 às 17 horas para atendimento a arboviroses (dengue, chikungunya e zika).

*O plantão amanhã, quarta-feira de Cinzas, acontecerá de 09 da manhã às 15 horas.

HOSPITAL MUNICIPAL SENHORA SANTANA, 13 de fevereiro de 2024

Comentar esta publicação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *